sábado, 6 de dezembro de 2008

Do Palco para a Telinha (1972)

Em 1972, com 22 anos, seis anos após ter-se estreado no Teatro, Débora estava a protagonizar a peça "Dom Chicote Mula Manca e seu Fiel Companheiro Zé Chupança", da autoria do dramaturgo paulista Oscar von Pfuhl e com direção de Paulo Lara.

Trata-se de uma epopeia imaginária do mundo infantil, claramente inspirada no clássico de Miguel Cervantes, que narra as aventuras do cavaleiro Dom Chicote (Débora) e do menino pastor Zé Chupança, apresentando como tema central do enredo a busca da verdade e da justiça por parte dos dois heróis.

No reino de um país pobre, Dom Chicote e Zé Chupança são enviados para longe pelo Rei, com o pretexto de irem à procura das ovelhas desaparecidas de Zé Chupança, sendo esse o ponto de partida de uma jornada por um mundo de bruxas, duendes, fiandeiras, espantalhos, gigantes, centauros e soldados e também do nascimento de uma grande amizade entre ambos.

Nesta surpreendente fotografia da época, vemos Débora em cena com Lucélia Santos, a qual interpretava um duende na peça, naquela que foi a sua estreia teatral.

O curioso é que, no mesmo ano, 1972, Débora é chamada para estrelar a nova novela da Rede Globo, "Bicho do Mato", tendo, assim, de abandonar o seu papel em "Dom Chicote", o qual viria a ser assumido justamente por Lucélia Santos.

"Bicho do Mato", novela de Chico de Assis e Renato Corrêa e Castro, com direção de Moacyr Deriquém, teve a sua estreia na TV Globo de Recife, a 24 de Abril de 1972, batendo todos os recordes de audiência até então. A 3 de Maio de 1972, passou a ser transmitida nos restantes estados, mantendo-se no ar até 17 de Novembro do mesmo ano, no horário das 18 horas.


Nesta fotografia, vemos Rute e Juba, personagens principais de "Bicho do Mato", interpretadas por Débora e Osmar Prado.

A novela, ambientada no interior do estado de Mato Grosso, contava a história de um caipira bem simplório, Juba, que jura vingar-se dos assassinos do seu pai, contando, para isso, com a ajuda do índio Irú (José de Arimatéia).
Entretanto, porém, Juba acaba por se apaixonar por Rute, uma bela jovem da cidade grande, e, portanto, pertencente a um mundo totalmente oposto ao seu, tendo de atravessar, pois, diversas dificuldades em busca do seu amor...

Nenhum comentário :