domingo, 4 de janeiro de 2009

Angelina, Graças a Deus!


Angelina Gattai é uma daquelas personagens imensas, grandiosas e tão humanas e tão belas que só podem ser destinadas a atores geniais. Quando isso acontece, produz-se uma maravilha.
"Uma personagem doadora", nas palavras de Débora, ao contrário de outras que "sugam" o ator e toda a sua experiência de vida.
Pois Angelina doou. E Débora, por sua vez, deu-no-la inteira, perfeita, sublime...



"Anarquistas, Graças a Deus", minissérie produzida pela Rede Globo como adaptação do romance autobiográfico de Zélia Gattai (seu livro de estreia, publicado em 1979), foi escrita por Walter George Durst e dirigida por Walter Avancini, tendo sido exibida, pela primeira vez, de 7 a 17 de Maio de 1984, em oito capítulos, às 22.15h.

Nos papéis principais: Débora Duarte e Ney Latorraca, dando vida, num entendimento perfeito, a Angelina e Ernesto, os pais de Zélia, dois imigrantes italianos que, no início do século XX, se conhecem e se apaixonam em terras brasileiras, tendo como pano de fundo a persecução de um sonho comum: a utopia anarquista.



A força e a beleza do amor de Angelina e Ernesto marcam profundamente todo o desenrolar da história da família Gattai, recordada pela menina Zélia, a mais nova dos cinco filhos do casal.


A família Gattai, da esquerda para a direita: Angelina (Débora Duarte), Ernesto (Ney Latorraca), Tito (Afonso Nigro), Zélia (Daniele Rodrigues), Vera (Cristiane Rando), Vanda (Lilian Vizzachero), Nonno (Gianni Ratto) e Remo (Marcos Frota), com Maria Negra (Zenaide Pereira).


Uma história lindíssima, mágica, emocionante, contada a par e passo com a História do Mundo, magistralmente dirigida, com uma excelente reconstituição da época e interpretações notáveis por parte de todo o elenco fazem de "Anarquistas, Graças a Deus" uma obra-prima incontestável da teledramaturgia brasileira.
E Angelina é, sem dúvida, uma das personagens mais importantes da carreira de Débora e uma das mais queridas pela própria atriz.


Angelina no início da história: o sonho anarquista


Forte, intensa, determinada, apaixonada, dedicada, sensível, profunda, generosa, segura, confiante, lúcida, verdadeira, bela...
Angelina carrega-nos para um mundo de sonho e beleza através da absolutamente fascinante e inequecível interpretação de Débora!










Felizmente, em 2008, a Rede Globo lançou o DVD da minissérie, sendo, pois, possível, hoje em dia, ter acesso a esta obra-prima.


O DVD: à venda!

IMPERDÍVEL!

Nenhum comentário :